Em agosto de 2020, a prefeitura de Itupeva, diante da crescente pratica de ciclismo na região, divulgou em seu site, que havia elaborado um projeto de “Rotas de Cicloturismo” que contava com algumas rotas mapeadas com intuito de promover o turismo local.
A iniciativa é louvável e muito bem intencionada, chamou atenção de muitos praticantes da modalidade causando certa estranheza, por que alguns nomes de rotas não são conhecidos dos ciclistas.
- Rota do Limoeiro (35 km)
- Rota Dez Fazendas (47 km)
- Rota Caminho do Amor (23 km)
- Rota Lagoa Grande (18 km)
- Rota Fácil (22 km)
- Rota Beira Rio (11 km)
- Rota Fantasma (43 km)
- Rota Igreja de Pedra – Guacuri (30 km)
- Rota Camaleão (15 km)
Outro ponto, que não ficou bom, foi o fato da prefeitura publicar um documento que não tem muita utilidade para muitos praticantes da modalidade, pois trata-se de pdf com links para os mapas no formato Google Maps.
Isso mesmo, Google Maps.
Algum amigo leitor que utiliza o Google Maps para se orientar numa rota, por favor, conte sua experiência nos comentários. Nós aqui do PdJ não conhecemos ninguém que utilize Google Maps com esta finalidade, acreditamos que pelo fato de não ser possível registrar a pedalada.
Da uma sensação de quem elaborou as rotas, seja nomeando ou criando os arquivos para divulgação, não tem muita experiência com a prática de ciclismo ou não pratica com a comunidade.
Rotas registradas no Google Maps, permitem download do arquivo KML que não é compatível com o Strava – aplicativo mais utilizado no Brasil pelos ciclistas para registro de atividades e rotas, ou com Wikiloc – outro aplicativo utilizado para registro de trilhas. Então se a ideia é atingir um grande publico, a utilização deste formato acaba não sendo a ideal.
Diante desta falta de alinhamento da prefeitura com a realidade dos esportistas, resolvemos deixar aqui os links para as rotas, onde é possível o download do GPX, formato que é aceito pela maioria dos apps e ciclocomputadores, que registram rotas. Alem disso, alteramos algumas rotas para que todas iniciem e finalizem no portão do Parque da Cidade de Itupeva, próximo ao supermercado Dia. Também removemos erros de percurso que existiam em algumas rotas.
Esperamos que você leitor, possa aproveitar este conteúdo e tenha uma boa pedalada.
Excelente material, bem esclarecedor e real, pois eu vivenciei exatamente isso. Sou novo no ciclismo, fui procurar por rotas na regiao de Itupeva, achei o site, as rotas, mas os arquivos disponiveis nao foram muito uteis, enfim, parece que faltava algo mais didatico e pratico com inicio, meio e fim. Hoje, com este post que consegui utilizar as rotas apesar de agora eu ter feito novos amigos que me levam a elas de forma até mais segura.
Obrigado ao autor do artigo.
Faltou a rota da gruta do quilombo… Não sei se está no meio dessas q a prefeitura publicou.
Excelente post. Divulgação de trilhas e rotas no interior de SP é realmente difícil de encontrar. Das rotas q foram divulgadas pela prefeitura de Itupeva, faltou a rota da gruta do quilombo… Não sei se está no meio dessas q a prefeitura publicou.